• Linhas que dividem os quadros das páginas de um mangá.

Quando lemos um mangá, somos fascinados pelo roteiro, pela arte, ou pelos dois pois, na verdade, estes são os elementos principais de um mangá. Ainda há outros elementos, particulares, que nos fazem ler  ou gostar de um determinado mangá como,   por ser o mangá do nosso mangaká favorito, pelo facto de um mangá  estar a ser publicado numa revista famosa, o género da história que o mangá  conta, entre outros… Apesar de  todos estes elementos, para alguém que quer se tornar mangaká , um mangá. É uma ferramenta de aprendizagem. Aqui, no DESVENDAR MANGÁ, vou  passar para vocês o que aprendi observando, rigorosamente, os mangás e fazer com que aprendam a fazer isso sozinhos.
Então, vamos  falar das linhas que  dividem os quadros de uma página de mangá? Vamos.
                         
  • Uma pergunta. Estamos a falar das linhas/ espaços que dividem os quadros das páginas de um mangá. O que estas páginas têm em comum neste caso?
  • Como mencionei antes, todos vejam coisas diferentes nas páginas de de um mangá porque,cada um tem seus interesses ou objectivos com os mangás em muitos dos objectivos são a arte e o roteiro. E já que não estamos a falar de roteiro ou arte, vamos remover as artes das páginas. 
  •                   
  • Não sei a que conclusão você chegaram sobre o que havia ou há de comum nas linhas  que dividem os quadros dessas páginas. Mas eu, notei que as linhas horizontais dessas páginas estão/são mais afastadas do que as linha verticais. Assim:    
  •  
  • Talvez isso não quer dizer nada para você agora mas, saber disso o ajudará a ter  controlo dos quadros, ao fazer uma página, sem contar com a parte estética que os quadros e em seguida, a página inteira, assumirá. 
  • É claro que tem o factor roteiro que determina a estrutura dos quadros   , tendo em conta a forma como você visualiza as cenas e deseja    passá-las  para o papel. O casamento perfeito da organização dos quadros e o roteiro, que resulta  numa enorme beleza da página.
  • Por isso, pela próxima, quando for fazer uma página, coloque 1 ou 1,2cm na distância entre as linhas horizontais e 2,5 ou 3mm  na distância entre as linhas verticais. Assim:
 Você verá a página a assumir outra estética. E se ao fazer um capítulo, você já chegou a repetir a estrutura de uma página devido a falta de ideias de fazer os quadros das páginas , saiba que desta forma, você nunca precisará recorrer a isso novamente e será um génio em fazer as páginas, e sempre terá propostas novas para as suas páginas (digo isso por experiência própria), pois isso lhe dará uma visão diferente dos quadros de uma página e saberá como manejá-los.
Porém, você também precisa saber que isso não é uma regra. Alguns mantêm a mesma distância entre as linhas horizontais e verticais dos quadros, mas o resultado é surpreendente. Isso porque eles se sentem mais criativo fazendo desse jeito. Ex:
 
No final, o que importa é fazer da forma que achar mais produtivo para você, ter consciência das duas formas, experimentar e escolher qual passará a fazer (ou continuar).
Particularmente, aconselho a fazer na forma que mostrei aqui pelos motivos já apresentados e pelo facto de ser quase que uma técnica usada por mangakás famosos nos seus mangás.
  • Nota: Não é uma regra. Porém, é a forma mais eficaz e produtiva na elaboração de uma página. Outra, os quadros se comportam de forma diferente em páginas duplas, páginas de diálogo e em páginas de acção.  
  • Falarei desses comportamentos em um segundo artigo, isto é, dependendo do FEEDBACK deste artigo.
  • É a primeira vez que faço algo do género. Espero ter ajudado em alguma coisa. Peguem leve nas críticas ao artigo, comentei, dizem o que acharam do artigo, façam perguntas e, até mais!


Sem comentários:

Enviar um comentário